segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Vida Extraterrestre

Vênus pode ter vida microbiana afirma grupo de cientistas na revista Nature. O gás Fosfina é recorrente na atmosfera terrestre produzido por micróbios que não utilizam oxigênio. De origem desconhecida gás foi encontrado na atmosfera venusiana.

Com a descoberta, pesquisadores afirmam que planeta pode conter vida. Segundo Jane Greaves, professora da Universidade de Cardiff no Reino Unido, os micróbios podem existir nas nuvens do planeta.

Greaves e sua equipe analisaram a superfície de Vênus utilizando dois telescópios, um no Havai (EUA) e outro no Chile. De acordo com a astrônoma a descoberta é “inesperada e emocionante”. Os pesquisadores procuravam pelo gás desde 2016.

O artigo da revista Natre afirma que a descoberta é surpreendente pois o planeta não abriga as condições necessárias para haver vida em sua superfície. O local onde foi identificada a Fosfina (nas nuvens) é muito ácido.

A origem do gás, segundo os pesquisadores pode ser originário em processos fotoquímicos ou geoquímicos, sendo ainda desconhecido. O cientista Willian Bains, pesquisador do Instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, ressaltou que o gás pode ter origem em uma reação desconhecida ou pode ser vida.

A descoberta pode motivar futuras missões focadas em Vênus, planeta que era pouco reconhecido pela comunidade científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusão Nuclear

  A China inaugurou seu maior reator nuclear de fusão na cidade de Chengdu, em dezembro de 2020. O sol artificial foi ativado com êxito e po...