terça-feira, 15 de setembro de 2020

Brasileira se destaca no Surf

 A maior onda da história de acordo com o Big Waves Awards 2020 (algo como prêmio das grandes ondas) foi surfada em 11 de fevereiro, pela brasileira Maya Gabeira, de 31 anos, que entrou para o Guinness Book pela proeza em Nazaré, na Praia do Norte, em Portugal.

Ela pegou uma onda de mais de 22 metros de altura, o tamanho de um edifício de 7 andares, superando o vencedor entre os homens, o havaiano Kai Lenny, cuja onda surfada possuía 21 metros.

De acordo com a campeã brasileira, era algo que havia sonhado a alguns anos atrás, mas não como um projeto realizável. Para ela foi algo incrível em um esporte dominado por homens e ter uma mulher conquistando um feito assim é muito raro.

Ela já possuía o recorde anterior que era de 20 metros conquistado no ano de 2018. Dessa vez, ela fez história no esporte batendo o seu próprio recorde e o dos homens também.

Maya Gabeira estava disputando a maior onda com a surfista Justine Dupont que também pegou uma onda gigante, mas não foi capaz de superar a brasileira.

A WSL (World Surf League – Liga Mundial de Surf) validou nesta quinta feira (10) o feito de Maya Gabeira e permitiu com isso que ela entrasse no Guinness World Records com o título de Maior Onda Surfada – Feminino.

Mesmo com o recorde e seu nome no Guinness Book, a brasileira não se considera como a maior surfista de ondas grandes de todos os tempos. Segundo Gabeira, o feito foi para provar a si mesma de que ainda ama esse esporte, apesar de momentos difíceis, de lesões e traumas que ela experimentou nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusão Nuclear

  A China inaugurou seu maior reator nuclear de fusão na cidade de Chengdu, em dezembro de 2020. O sol artificial foi ativado com êxito e po...