segunda-feira, 3 de agosto de 2020

SAÚDE III

Com a ajuda de um equipamento parecido com um exoesqueleto e movido com o poder da mente, o francês Thibault, tetraplégico, voltou a andar. Ele havia caído de uma varanda e quebrou sua medula espinhal, perdendo os movimentos do ombro para baixo.

O equipamento permitiu que Thibault caminhasse por 250 metros e até mesmo subir uma escada. De acordo com o Francês, parecia que ele era o primeiro homem a andar na lua.

Thibault não caminhava há dois anos, ele afirmou que havia se esquecido de como era. Ele se preparou durante dois meses treinando o cérebro para poder dar os comandos via onda cerebral do equipamento. O francês precisou aprender a fazer movimentos que antes do acidente eram fáceis.

Uma cirurgia foi feita para colocar dois implantes em seu cérebro, nas áreas responsáveis pelo controle de movimento. Eletrodos dentro dos implantes lêem as ondas cerebrais mandando as informações para um computador. Com isso, o computador manda as ordens para se mexer o exoesqueleto, fazendo com que Thibault ande novamente. O francês também consegue movimentar os braços e as mãos.

O avanço alcançado pelo equipamento deverá melhorar a vida de muitas pessoas, mas ainda é cedo para quem necessita comprá-lo.

Ao ver o francês andando pensamos logo em um filme de robôs, de ciborgues, de acordo com os cientistas do projeto não será esse o caso e sim que o equipamento irá dar mais autonomia aos pacientes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusão Nuclear

  A China inaugurou seu maior reator nuclear de fusão na cidade de Chengdu, em dezembro de 2020. O sol artificial foi ativado com êxito e po...