quarta-feira, 5 de agosto de 2020

ECONOMIA


O Brasil desde 2014 já apresentava sinais de recessão. Com a mudança de governo para Temer e depois Bolsonaro trouxe um alívio para a economia. Mas agora em 2020 estamos diante de um grande desafio, como crescer diante de uma pandemia?



O PIB vem diminuindo, caiu 1,5% no primeiro trimestre, e o desemprego aumentou, 860 pessoas perderam seu trabalho no mesmo período. O dólar não para de subir e as bolsas, de cair.

As pessoas, sobretudo os idosos, estão em quarentena, e portanto não saem de suas casas e não consomem os produtos de antes. Isso acabou com o mercado informal que não tem mais para quem vender. Empresas foram proibidas de abrir por causa do Covid-19, academias, bares restaurantes, casas de shows e hotéis estão no vermelho. No caso dos hotéis eles tem sido prejudicados porque as pessoas pararam de viajar.

As empresas pararam de vender e estão sem dinheiro para honrar seus compromissos. Com isso elas despediram parte de seu pessoal, por isso a taxa de desemprego mais alta.

Com tudo há uma queda na renda das famílias,o que faz com que elas comprem somente o essencial, e a economia sofre com essa bola de neve de empresas falindo por não ter pessoas para comprar seus produtos e demitindo pessoas.

Os investimentos também estão sendo adiados por que as empresas não tem dinheiro para ampliar as suas atividades. O que gera mais desemprego ainda. Tem empresa que está pedindo empréstimos ao governo para pagar as suas contas.

O governo também está sentindo dificuldades perante essa crise pandêmica, ele está arrecadando menos e precisando gastar mais para emprestar dinheiro para as empresas e pagar um auxílio emergencial para a população e com isso está aumentando ainda mais a dívida pública.

Até a crise do Novo Corona-vírus passar estaremos vivendo essa situação. Na verdade não só o Brasil, mas o mundo está sofrendo, esperamos que a cura venha logo e o país volte a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusão Nuclear

  A China inaugurou seu maior reator nuclear de fusão na cidade de Chengdu, em dezembro de 2020. O sol artificial foi ativado com êxito e po...