quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Viagem Espacial

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) se prepara para levar uma mulher à Lua em 2024. O feito está sendo preparado com um orçamento de US$ 28 bilhões. O programa chamado Artemis será a primeira vez que a Nasa pousará na Lua desde 1972.


Para conseguir seguir com o cronograma a agência precisa que o Congresso americano libere 3,2 bilhões de dólares para a construção de um sistema de aterrissagem para uma cápsula parecida com a da missão Apolo e será lançada por um foguete chamado SLS.

Segundo Jim Bridenstine, administrador da Nasa, os 28 bilhões são para cobrir os custos dos quatro anos do programa Artemis para pousar na Lua.

Bridestine havia afirmado em 2019 que a primeira mulher a andar na Lua seria alguém que esteve na Estação Espacial Internacional e que pertencia ao corpo de astronautas da Nasa. De acordo com ele é preciso selecionar a tripulação mais cedo, pelo menos dois anos antes da viagem à Lua.

A Casa Branca quer voltar a liderar a corrida espacial. O governo tem planos de extrair gelo do Polo Sul Lunar, para utiliza-los para fazer combustível para foguetes na Lua que teria um custo menor do que transportá-los da Terra.

Há um plano da Nasa para que até o fim da década se construa uma base para humanos no satélite, se chamada acampamento-base de Artemis, e assim fazer uma exploração da Lua a longo prazo.

O programa Apollo dos anos 60 e 70 custou mais de 250 bilhões de dólares para o governo americano. Os 28 bilhões para essa nova empreitada não inclui o dinheiro gasto em equipamentos como a espaçonave Orion e o foguete SLS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusão Nuclear

  A China inaugurou seu maior reator nuclear de fusão na cidade de Chengdu, em dezembro de 2020. O sol artificial foi ativado com êxito e po...