quarta-feira, 29 de julho de 2020

CIÊNCIA


Veículo a ser lançado pela Nasa dia 30 de julho buscará vida no planeta Marte. Ele irá explorar uma cratera que foi um lago no passado e pode ter recebido vida há bilhões de anos. Chamado de Perseverance, é um robô espacial que coletará pequenas pedras do lago.

Atualmente não há vida em Marte, além de ser um ambiente muito frio a atmosfera do planeta não é um escudo eficiente para a radiação solar que invade o planeta fazendo com que o solo seja infertilizado. No entanto, há 3 bilhões de anos havia água em Marte. Existe também a possibilidade de a atmosfera tenha sido mais densa por causa do ás carbono que havia envolta do planeta.

Como a água é essencial para a vida, é possível que o planeta já tenha sido habitado, pelo menos por micro organismos. A Nasa já realizou diversas missões em Marte, como a Viking nos anos 70 que inconclusivamente buscou micróbios em solo marciano.

De acordo com Ken Willifor, cientista da Nasa, o Viking buscou via existente ainda hoje em Marte, agora eles buscam conhecer se houve vida há bilhões de anos no passado.

O veículo da Nasa irá pousar no planeta em 2021, e com a colaboração da Agência Espacial Européia (ESA) irá coletar núcleos de pedras bem pequenas e as enviará para a Terra, onde serão estudados.

A cratera Jezero está numa região ocidental de uma bacia onde no passado fora impactada po um meteorito, que continha os minerais Ilivina e carbonato. O Perseverance Examinará o local rico em carbonato para ver se já houve estruturas de estromatólito que são formados por camadas de bactérias e sedimentos. Com os dados coletados os cientistas buscarão elementos importantes que podem comprovar se houve vida no passado do planeta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusão Nuclear

  A China inaugurou seu maior reator nuclear de fusão na cidade de Chengdu, em dezembro de 2020. O sol artificial foi ativado com êxito e po...