sexta-feira, 31 de julho de 2020

ESPIRITUALIDADE


Budismo

O budismo é uma religião oriental que surgiu no século VI na Índia. Seu fundador foi Siddhartha Gautama mais conhecido como Buda. A religião é dividia em três tradições, o Theravada, o Mahayana e o Vajrayana. Estima-se que existam hoje no mundo cerca de 500 milhões de praticantes. È a quinta maior religião do mundo. Está presente no Japão, Tibete, China, Tailândia e também no Brasil.

Buda, o Dharma e a Sangha são as tradições que compõe as três jóias, ou conhecida também como três tesouros, com o qual os budistas buscam a salvação. Buda é o iluminado, Dharma são seus ensinamentos e Sangha são as pessoas que desenvolvem, praticam o Dharma.

A cidade onde Buda nasceu se chamava Lumbini, na Índia. Seu nome era Siddhartha Gautama. Logo após seu nascimento um astrólogo visitou seu pai e o informou que existia a possibilidade de seu filho abdicar da vida luxuosa no palácio para se transformar em um homem santo. Mas o mago falou que dependendo de sua educação Siddharta se tornaria um rei.

O rei então proibiu seu filho de sair do palácio real. Mas aos 29 anos, Siddharta conseguiu fugir do palácio e se aventurar fora dele. Neste momento ele conheceu o sofrimento dos cidadãos comuns, se encontrou com um velho homem, um doente e um cadáver. Isso fez com que Siddharta abandonasse sua vida no palácio e fosse buscar uma vida mais espiritualizada.

Siddharta Gautama praticou e estudou com diversos mestres, mas não obteve o que desejava. Então com 35 anos ele se sentou embaixo de uma árvore e meditou até encontrar a iluminação. No meio do processo ele recebeu a visita do demônio chamado Mara que ofereceu a ele todo tipo de tentações e prazeres. Sidartha no entanto venceu Mara e descobriu a verdade, o caminho para o fim do sofrimento. Depois disso, Buda teve inúmeros seguidores e criou uma ordem monástica. Ele então ensinou o Dharma por toda a Índia. Buda faleceu aos 80 anos de idade.

O budismo ensina que o karma é a atuação de Samsara sobre alguém, sendo uma lei de causa e efeito, ensinando que toda ação pode influir no nosso futuro. Uma ação boa gera outras coisas boas e uma ação má gera algo mal futuramente na vida de uma pessoa. O budismo crê na vida após a morte e segundo a tradição a pessoa pode gerar karma para as vidas futuras, ou pagar pelo que fez na vida passada.

A tradição búdica fala da reencarnação e do renascimento em diferentes esferas de realidade, vários reinos como por exemplo o reino dos infernos, o reino dos fantasmas famintos, reino animal, reino dos seres humanos, onde se pode atingir o nirvana, o reino dos semi-deuses e o reino divino, considerado como o paraíso.

Os primeiros ensinamentos de Buda foram as quatro nobres verdades. Verdade do sofrimento. Verdade da origem do sofrimento, verdade da cessação do sofrimento e a verdade do caminho que leva à cessação do sofrimento.

A quarta nobre verdade se deslancha em oito seções que são: conhecer a realidade, renúncia, falar verdadeiramente, agir sem prejudicar ninguém, dominar a mente, se aprimorar, ver as coisas sem desejo ou aversão e meditar.

Essas ações fazem girar a roda do Dharma fazendo com que cesse o sofrimento e se atinja o nirvana, e a iluminação.

Existem várias escolas que ensinam o budismo. É um assunto amplo e interessante. Quem vive como Buda atinge uma paz profunda e tem uma vida mais feliz, conhecendo a si próprio. Siddhartha Gautama foi mesmo um ser iluminado e deixou na Terra os ensinamentos para nos tornarmos também um buda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusão Nuclear

  A China inaugurou seu maior reator nuclear de fusão na cidade de Chengdu, em dezembro de 2020. O sol artificial foi ativado com êxito e po...