segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Mão biônica

Igual à humana, mão biônica foi criada em laboratório por pesquisadores italianos. A mão consegue pegar objetos como frutas e lápis. Ela é parecida com a biológica e tem a mesma funcionalidade. O feito foi publicado na revista Science Robotics.


Chamada de prótese Hannes ela é capaz de restabelecer mais de 90% da funcionalidade de pessoas com membros superiores amputados. A mão pesa 450 gramas.

A mão biônica tem um pulso móvel e possui o uso prático altamente desenvolvido podendo recriar os principais movimentos da mão humana como força, velocidade, agarre e robustez.

A prótese biônica é um sistema bioelétrico que pode ser utilizada durante todo o dia, se ajustando às deficiências do usuário.

Sensores postos em um encaixe personalizado detectam a ação do músculo, de sua parte residual que é contraída para se realizar diversos movimentos pelo utilizador da prótese.

Para se fazer uma avaliação da efetividade e da praticidade da prótese Hannes, foram feitos testes com amputados no Centro Protesi Inail. Bastou uma semana de treinamento para os pacientes usarem a prótese da forma correta, sem ajuda de terceiros.

A mão biônica consegue se adaptar dinamicamente à forma dos objetos, agarrando-os. A prótese possui 15kg de força e uma bateria de 24 horas de duração.

Utilizando um software com conexão Bluetooth, se pode personalizar as operações da mão garantindo a otimização para cada pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusão Nuclear

  A China inaugurou seu maior reator nuclear de fusão na cidade de Chengdu, em dezembro de 2020. O sol artificial foi ativado com êxito e po...