segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Crítica de Filmes: Gangues de Nova York

 O filme Gangues de Nova York de 2002, foi dirigido por Martin Scorcese e teve roteiro escrito por Jay Cocks, Steven Zaillian e Kenneth Lonergan. A obra foi Baseada no livro The Gangs of New York: An informal history of the underworld, de Herbert Asbury.


A história se passa no século XIX no bairro de Five Points em Nova York. A imigração eclodia na cidade com povos vindos principalmente  da Irlanda. A Guerra Civil também era uma questão importante, com várias pessoas, irlandeses e negros, se alistando no exército americano.

Contando com grandes atores como Daniel Day-Lewis e Leonardo DiCaprio, o filme conta uma guerra entre os imigrantes e os nacionalistas que não queriam dividir seu país com pessoas de fora. Várias máfias tomavam conta do bairro Five Points e brigavam entre si pelo controle do lugar. A história coincide com os Motins de Nova York de 1863.

Gangues de Nova York foi bem aceito pela crítica especializada tendo a interpretação de Daniel Day-Lewis como carro chefe. O filme ainda contou com a presença dos atores Liam Neeson, Cameron Diaz e John C. Reilly.

O filme tem um visual impressionante, retratando a Nova York da época. A polícia, o corpo de bombeiros, os políticos, todos envolvidos em falcatruas mostrando um lado violento dos que moravam no bairro novaiorquino e trabalhavam por lá.

É um dos filmes mais famosos de Martin Scorcese inclusive é tido como cult por vários críticos do meio, tendo recebido o Globo de Ouro de Melhor ator para Daniel Day-Lewis e o prêmio de melhor direção. Também foi indicado para 10 Oscars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusão Nuclear

  A China inaugurou seu maior reator nuclear de fusão na cidade de Chengdu, em dezembro de 2020. O sol artificial foi ativado com êxito e po...